Informação útilNotícias

Quando ocorre e como funciona a Inspeção tipo B

Quando ocorre e como funciona a Inspeção tipo B

Segundo o IMT, a inspeção tipo B, também conhecida como IPO B ou inspeção extraordinária, destina-se “a identificar ou confirmar ocasionalmente as condições de segurança dos veículos” e apenas se pode realizar nos centros de inspeção técnica da Categoria B.

Quando se realiza?

São vários os «cenários» que podem levar à realização de uma inspeção extraordinária e quase todos eles resultam da apreensão dos documentos do veículo prevista no artigo 161º do Código da Estrada.

1º - Quando um carro está envolvido num acidente no qual sejam gravemente afetados elementos do chassi, da direção, da suspensão ou do sistema de travagem para voltar a circular necessita ser aprovado numa inspeção extraordinária após ser reparado.

2º - Automóveis submetidos a alterações e que vejam as suas características técnicas alteradas têm de ser submetidos a este tipo de inspeção.

3º - Instalação do sistema GPL na viatura, snorkel ou um rollbar no jipe também será necessário submeter o veículo a uma inspeção tipo B.

4º - Os automóveis usados importados também têm de ser submetidos a este tipo de inspeção para receberem uma matrícula nacional.

Como é realizada a inspeção extraordinária?

Tudo o que é verificado numa inspeção tipo B (e a forma como tal é feito) está previsto no Decreto-Lei n.º 144/2012, de 11 de julho.

No total, as inspeções extraordinárias têm quatro fases:

1 - Verificação da documentação;

2 - Observação visual dos elementos de identificação automóvel;

3 - Observação visual exterior e detalhada;

4 - Inspeção, tendo em conta os procedimentos e regulamentação.

Nestas inspeções a observação é limitada aos elementos que possam ser facilmente acessíveis, sempre que possível, sem desmontagem.

Desta forma, os inspetores podem solicitar a remoção de proteções do motor, painéis e até os tapetes do automóvel. Ao mesmo tempo, podem também pedir a abertura de compartimentos fechados.

No caso dos inspetores considerarem que a observação visual não é suficiente podem pedir documentos que comprovem que o veículo reúne as condições de segurança e até exigir uma declaração da entidade que procedeu à reparação ou transformação.

Que documentos são necessários?

De acordo com o IMT, são três os documentos obrigatórios na hora de realizar uma inspeção tipo B:

  • Certificado de matrícula (caso os documentos estejam apreendidos podem ser substituídos por documento de substituição devidamente validado);
  • Ficha da última inspeção;
  • Documentação específica relacionada com a inspeção em causa (adaptação a diferente combustível, por acidente, por transformação, etc).

Não se esqueçam que os veículos sujeitos a este tipo de inspeção apenas podem circular até ao centro de inspeção mais próximo.

Terminado todo este processo, os automóveis aprovados em inspeção tipo B recebem um certificado que lhes permite circular novamente.

Caso sejam reprovados, terão de ser reavaliados até cumprirem as normas de segurança.

 

Artigo: Razão Automóvel